O Museu de Arte Sacra de Ouro Preto, inaugurado em 2000, localiza-se na Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Fica na cripta da Basílica, que é um espaço sob a sacristia, encontrado durante a última reforma do monumento e onde, acredita-se, funcionava uma mina de ouro.






O Museu de Arte Sacra de Ouro Preto, em seus primórdios, se constituiu objetivando salvaguardar seu patrimônio material. Hoje, espaço já consolidado, se reconhece para além das vitrines e assume seu território, espaço conformado pela paróquia, seus equipamentos, seu testemunho e devoção.


O acervo do museu conta com 400 peças produzidas entre os séculos XVII e XIX. São peças religiosas e profanas dos períodos Maneirista, Barroco, Rococó e Neoclássico e abrangem a história da antiga Vila Rica durante o período áureo da mineração do ouro.

Elas estão distribuídas em oito vitrines temáticas. São imagens santas, resplendores, banquetas, documentos e até vestimentas dos moradores da época.

Os visitantes têm acesso não só às peças, mas à informações sobre o contexto histórico As peças estão dispostas em uma sala, em vitrines com legendas em português.

 

Visitação

  • 09h às 10h45
    12h às 16h45