Queridos irmãos e irmãs, louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Nesta noite queremos enquanto comunidade de fé, render graças ao nosso Deus por todos os benefícios e graças concedidas a nós, nossas famílias e comunidades ao logo deste ano de 2019. Ao redor da Mesa da Palavra e da Eucaristia, queremos depositar nossas vidas como uma grande oferenda nas mãos do Senhor, certos de que ele nos ama e guia a nossa vida e história.
A única palavra possível é GRATIDÃO!
A nossa vida é muito dinâmica, cheia de atividades, compromissos, trabalhos e tantos outros afazeres. Nos últimos 365 dias, vivemos coisas novas, passamos por momentos difíceis, experimentamos alegrias, partilhamos as dores. Mas neste ultimo dia do Ano queremos agradecer. E o lugar privilegiado para isto é a Celebração da Missa, onde o Senhor nos fala, nos alimenta e nos envia para que possamos dar seqüência a nossa missão.
Sim queridos irmãos, Nesta noite vamos agradecer todo o cuidado do Senhor e renovar os nossos propósitos para fazermos de fato com que o ano de 2020 seja um ano verdadeiramente novo.
Nós também queremos no dia de hoje pedir perdão. Sim, perdão porque, muitas vezes, não somos gratos a Deus, não correspondemos ao Seu amor, não somos fiéis a Ele e não nos amamos como deveríamos amar uns aos outros. Perdão porque, em nosso coração, muitas vezes, as vozes do mundo nos conduzem ao ressentimento, à mágoa, ao rancor e nos colocam uns contra os outros e, muitas vezes, tomaram conta do nosso coração.
Também queremos engrandecer Cristo Jesus, Nosso Senhor! Só Ele é Deus, só Ele é o Senhor, só a Ele pertence a nossa vida! E para que isso seja feito, rezamos louvando e bendizendo por Deus nos ter dado Maria como a nossa mãe do céu, a nossa intercessora, que nos pede incessantemente para que façamos tudo aquilo que o seu Amado Filho Jesus nos pede. Maria é de fato aquele canal precioso que nos leva a Jesus Cristo.
Ainda estamos vivendo o tempo santo do Natal de Nosso Senhor. Ao longo desses dias de intensa alegria, o Senhor passa por nossa vida de um modo mais comovente. Por meio da fragilidade de uma criança, Deus nos mostra que precisamos ter um coração aberto e disponivel para que possamos fazer do nosso coração a manjedoura onde ele quer habitar. Não queremos fazer apenas uma memória histórica do nascimento de Jesus Cristo, se o natal fosse apenas uma festa de aniversário estariamos nos esquecendo de um grande mistério de nossa fé: O verbo divino se fez homem e veio habitar em nosso meio.
Os textos da liturgia da Palavra que acabamos de ouvir nos apresentam algumas lições que devemos guardar em nosso coração neste dia de profunda gratidão. Já estamos celebrando as primeiras vésperas da Solenidade de Maria como a Mãe de Deus, e assim como ela somos convidados a dizer sempre sim a vontade de Deus, sem ter medo de entregar toda a nossa vida nas mãos do Senhor.
A primeira leitura nos apresenta que somos um povo abençoado por Deus, Ele não se cansa de derramar graças e bençãos em nossa vida para que possamos sentir o seu amor e o seu cuidado, que garante a nossa plena existência nesta vida. Eis uma primeira lição que precisamos levar para nossas vidas, e para o ano que se descortina: precisamos ser verdadeiramente sinais de Deus na vida dos nossos irmãos e irmãs. Precisamos ser portadores da sua graça bendita que transforma a nossa vida e nos impele a não o abandonarmos, mas a doar a nossa vida para que de fato ele seja conhecido por todos os nossos irmãos e irmãs.
A bênção mostra sempre o grande amor de Deus que está com o rosto sempre voltado para nós para nos acompanhar com Sua bondade e providência. Receber uma bênção é receber uma missão. Assim podemos fazer um projeto de vida para o ano de 2020: Ser uma bênção. Ser bênção é abrir caminhos para que os outros possam andar bem; é tornar as coisas mais fáceis para os que estão perto de nós; é ajudar as coisas pesadas a se deslizarem com mais leveza como o óleo que se coloca para as dobradiças girarem bem; é colocar rodas para que se ande melhor; é ser facilitador das situações complicadas.
Mas para que isso aconteça, nós não precisamos fazer coisas extraórdinárias. Deus manifesta o seu amor nas pequenas situações da nossa vida, nos momentos de maior simplicidade Ele nos cerca com o seu cuidado e a sua proteção. Para espalhar a bênção de Deus precisamos amar mais, perdoar mais, escutar mais e agradecer mais. Não podemos fazer da nossa vida uma lei de talião (olho por olho, dente por dente), quem sabe neste novo ano você não é chamado a tirar da sua vida alguma coisa que não te faz bem? A perdoar alguem que te fez o mal? A tirar da sua vida as paranoias da sua cabeça que te fazem pensar apenas que o mal vale a pena? Seja portador da bênção de Deus e certamente você vai sentir mais de perto a mudança de que você tanto necessita.
E para que isso aconteça, os nossos olhos devem estar fixos no Senhor. Assim como a Virgem Maria, como são José, como os pastores, nesta noite devemos contemplar a pequena criança nascida em Belém como aquele que é o Deus Conosco, que caminha ao nosso lado, que veio ao mundo para nos salvar. E o interessante é que essa salvação do Senhor não é destinada apenas aos mais poderosos, mas a todos os homens e mulheres de boa vontade. É a universalidade da Salvação tão frisada pelo Evangelista São Lucas. Hoje também nós somos atraídos pelo Senhor, que quer chegar aos mais pobres, aos pastores dos nossos dias, para nos mostrar que ele é verdadeiramente o Senhor de toda a humanidade.
Isso nos apresenta que não é porque somos cristãos católicos que somos os unicos destinatários da Salvação. Precisamos criar uma cultura de diálogo com todos os homens e mulheres, de diferentes raças e culturas, religiões e crenças, apresentando a todos esse amor que transforma a nossa vida. Que neste ano de 2020, possamos ver diminuir o número de mortes, o número da violência em todos os seus ambitos, para que pouco a pouco o mal não ganhe espaço e que todos possamos juntos construir uma cultura de paz. Paz que é um dom de Deus para a nossa vida, de nossas famílias e comunidades. Jesus é o principe da paz, é a luz que veio para dissipar as trevas, é o caminho a verdade e a vida, o bom pastor que nos apresenta onde devemos caminhar e os passos que devemos dar.
Assim queridos irmãos e irmãs, um novo ciclo começa em nossa vida, teremos novamente 365 dias para que possamos trilhar novos caminhos, buscar nossos sonhos, nossas alegrias e esperanças de um mundo melhor. Se desejamos um Ano Novo diferente e melhor, não desanimemos de fazer e querer o bem das pessoas. Sejamos construtores da fraternidade e, vivendo de mãos dadas, não deixemos de socorrer os excluídos e necessitados. Buscando e andando pelos caminhos do Senhor, sejamos anunciadores do Evangelho da alegria
Vamos deixar para trás tudo aquilo que não foi bom, e nos empenharmos para valer neste novo ano que pouco a pouco começa. O exemplo temos da virgem Maria, a Mãe de Deus, mulher de coragem, de determinação, e de confiança naquilo que é a vontade do Senhor.
Maria é a maior abençoada por Deus, pois, como rezamos na oração da missa, “ela trouxe o autor da vida”. Ela reconhece: “Grandes coisas fez em mim o Todo Poderoso” (Lc 1,49). Maria nos deu a bênção que é Jesus. Podemos pedir sua bênção para este novo ano. Como os pastores, viemos ver o Menino. Contemplamos a face de Jesus em seu Evangelho, nos sacramentos e na fraternidade. Não importa o quanto vamos viver, mas o quanto de vida vamos colocar nos dias que vamos viver. Abençoado Ano Novo! Sê tu bênção!
Gostaria de concluir esta meditação, com um pensamento de Carlos Drummond de Andrade: “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre”. Guardemos isso: Deus tem um caminho para nós, uma direção para a nossa vida. Coloquemos esse projeto em prática na nossa vida. Se você quer ter um ano abençoado, quer ver a sua vida sendo verdadeiramente transformada, quer receber essa graça, tenha a coragem de assumir Deus em sua vida, depois deixe o que é velho para trás e siga a direção que Ele preparou para você.
A todos um feliz ano novo com as graças de Deus hoje e Sempre! Amém.