Padroeira

O título mais antigo de Nossa Senhora

O título de Nossa Senhora do Pilar é o mais antigo de Nossa Senhora, mesmo não sendo muito conhecido no Brasil.

 

Nossa Senhora do Pilar na tradição cristã

Segundo a tradição cristã, o título de Nossa Senhora do Pilar tem origem há mais de 1900 anos. Ela diz que dia após dia aumentava a quantidade de cristãos que eram atraídos pelos milagres e pela pregação dos apóstolos. Porém, em perseguição contra a Santa Igreja, muitos cristãos eram presos, torturados e mortos pelos judeus. Com isso, os apóstolos, indignados, iniciaram a anunciar o evangelho para todos, conforme ordenou Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

 

A devoção a Nossa Senhora do Pilar foi trazida para Ouro Preto provavelmente de São Paulo, na bandeira de Bartolomeu Bueno, tendo a imagem sido entronizada na primitiva capelinha que antecedeu o templo atual.

 

A missão dada a São Tiago

São Tiago o responsável pela pregação do Santo Evangelho na Espanha. Porém, antes de sua partida, ele implorou a bênção de Maria Santíssima, como era de costume entre os apóstolos. Enquanto abençoava São Tiago, Maria disse: ”Vai, meu filho, cumpre a ordem de teu Mestre, e por Ele te rogo que, naquela cidade da Espanha em que maior número de almas converteres a fé, edifiques uma igreja em minha memória, conforme o que eu te manifestar”.

Os primeiros convertidos

São Tiago então pregou em inúmeras províncias espanholas até chegar em Zaragoza, que margeava o rio Ebro. Na cidade, conseguiu converter oito varões a Jesus Cristo, com quem se retirava para as margens do rio durante o período noturno, para descansar e orar.

 

A primeira aparição de Nossa Senhora do Pilar

Em uma dessas noites, descansando com seus discípulos, São Tiago escutou vozes de anjos cantando: ”Ave Maria, cheia de graça!” Ajoelhando-se, São Tiago pode ver a Santíssima Virgem sentada num pilar de mármore no meio de um coro de anjos. Nesse momento, Maria disse carinhosamente a ele: ”Eis aqui, meu filho, o lugar assinalado e destinado à minha honra, no qual, por teu cuidado e em minha memória, quero que seja edificada uma igreja; conserva este pilar onde estou sentada, porque meu Filho e teu Mestre enviou-o do céu pelas mãos dos anjos; junto a ele assentarás o altar da capela, e nele obrará a virtude do Altíssimo os portentos e maravilhas de minha intercessão, para com aqueles que, em suas necessidades, implorarem o meu patrocínio; e este pilar permanecerá aqui até o fim do mundo, e nunca faltarão nesta cidade verdadeiros cristãos que honrem o nome de Jesus Cristo, o meu Filho”.­ De repente, o coro de anjos levou Maria para sua casa em Jerusalém.