Na segunda-feira dia 06 de janeiro, os padres Marcelo Santiago e Paulo Barbosa celebraram 30 anos de sacerdócio. A celebração em ação de graças foi presidida na matriz de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, e contou com a presença de vários padres, amigos e familiares.
Os sacerdotes foram ordenados em Barbacena, na Matriz de São Sebastião, por Dom Oscar de Oliveira, ladeado de Dom Washington Luiz, de Goiânia, e de Dom Raimundo Damasceno, no dia 6 de janeiro de 1990.
O padre Marcelo Santiago expressou palavra de ordem que é de agradecimento. “Agradecimento sempre, pelo chamado e a missão que Deus me confiou e por este tempo de caminhada empreendida na vida da Igreja no exercício do ministério sacerdotal. Como Maria, coloco-me, nesta altura da vida, passados trinta anos, nas mãos de Deus pra fazer a sua vontade”.
Na noite desta segunda-feira, outra celebração foi realizada, às 19h, na matriz de Nossa Senhora do Pilar, contando com a presença do Arcebispo Emérito de Oliveira, Dom Francisco Barroso, de vários padres, diáconos e amigos.
Na Homilia Dom Francisco Barroso frisou: “No dia da Ordenação Sacerdotal, as mãos do sacerdote foram ungidas com o óleo, sinal do Espírito Santo, para que elas, a partir daquele momento, passassem a ser destinadas a servir ao Senhor, como se fossem as suas mãos, no mundo de hoje. – As mãos ungidas e sagradas do sacerdote, não podem mais estar a serviço do egoísmo, mas devem transmitir ao mundo o testemunho do Amor Misericordioso de Deus.
O Sacerdote é um discípulo missionário que torna visível, através do seu testemunho de vida, o amor misericordioso do Pai. E como discípulo missionário do divino Mestre, o Sacerdote compartilha, todos os dias, com os irmãos mais necessitados, aquela alegria incomparável, que ele experimenta, da presença de Cristo nele e em sua vida. – É fortalecido pela graça dessa presença de Cristo, em sua vida, que o Sacerdote procura manter, sempre, aquela atitude de conversão pastoral, testemunhada na luta pela justiça, pela paz e pelo bem comum.
A nossa missão é testemunhar os valores do Reino, no âmbito da vida social, econômica, política e cultural, nos ambientes de trabalho, no ambiente das famílias, nas escolas e nas universidades, procurando ser, para todos e em todos os ambientes, testemunhas da esperança, testemunhas dos valores que o mundo de hoje perdeu.
Que estas celebrações do Aniversário de Ordenação Sacerdotal do Padre Marcelo possam contribuir para o aumento das vocações sacerdotais e possam contribuir para o enaltecimento do Sacerdócio católico e para a santificação do clero”.