Estamos iniciando, em nossas comunidades de fé, o tempo quaresmal. Somos chamados a buscar a conversão pessoal e das estruturas que se contrapõem ao Projeto de Deus, à vida humana e do planeta, nossa casa comum.
Concretamente, a quaresma deve nos levar à escuta da Palavra de Deus que converte o coração humano; a dar verdadeira atenção aos outros; a romper com a indiferença frente à dor e ao sofrimento; a nos fazer mais disponíveis para o serviço da caridade, a começar dos pequenos, pobres e necessitados. Somos todos irmãos e irmãs e, por isso, responsáveis uns pelos outros.
Através das práticas cristãs da oração, do jejum e da esmola, a quaresma se torna, para todos nós, tempo favorável para sairmos de nossa alienação existencial, causada pelo pecado. Um tempo especial de abertura ao mistério da dor e da morte, da cruz, do crucificado, vencedor da morte.
Em Jesus, somos conduzidos à graça da vida plena que é o encontro com Deus, a aceitação de sua vontade salvífica, a nos fazer instrumentos seus a serviço da vida e da esperança, em prol de um mundo e de uma humanidade melhores, sinais do Reino definitivo.
Com a Igreja no Brasil, expressamos esta verdade comprometendo-nos com a Campanha da Fraternidade que, neste ano, traz como temática: “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”.
Nossa conversão passa pela conscientização, à luz da Palavra de Deus, do sentido mais profundo da vida, como dom e compromisso e pelo serviço caritativo e misericordioso, qualificando as relações humanas entre pessoas, na família, na comunidade e na sociedade, através da “mística do cuidado” para que todos tenham vida e vida em abundância (Jo 10,10).
À luz da Parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 25-37), possamos “ver, sentir compaixão e cuidar da vida”, fazendo-nos “próximos” uns dos outros, convertendo nos da cultura da morte para a cultura da vida.
Na Paróquia do Pilar de Ouro Preto, estaremos vivendo esse tempo com missas, celebrações penitenciais, vias-sacras, retiros espirituais, reflexões do Setenário das Dores de Maria Santíssima… e com iniciativas concretas, à luz da CF-2020, voltadas para a defesa da vida, dignidade da pessoa humana e sua promoção humana e social.
Junte-se a nós. Seja este também o seu compromisso quaresmal.
Pe. Marcelo Moreira Santiago
Pároco do Pilar de Ouro Preto