SEMANA DA SOLENIDADE DA ASCENSÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
– Renovar os bons propósitos de viver e testemunhar a fé, deixando-se conduzir pelo Espírito Santo, no compromisso com a Evangelização.
– Pedir a Deus, em suas orações, a graça do vencimento, o quanto antes, desse vírus que tem flagelado o mundo e o nosso Brasil.
– Valer-se das celebrações transmitidas pelos meios de comunicação, da reza do terço e da meditação dos textos bíblicos da liturgia diária para alimentar a fé e educar o coração na virtude.
LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS
(Ler o texto; meditá-lo; rezar, a partir do texto; e aplicá-lo à vida)
2ª f: Jo 16, 29-33; 3ª f: Jo17, 1-11a; 4ª f: Jo 17, 11b-19; 5ª f: Jo 17, 20-26;
6ª f: Jo 21, 15-19; Sáb: Jo 21, 20-25;
Domingo: 1ª Leitura: Atos 2, 1-11; 2ª Leitura: 1Cr 12, 3b-7.12-13; Salmo: 103(104),30; Evangelho: Jo 20, 19 -23.
ASCENDER
Cumprida a missão que o Pai lhe confiou, Jesus se despede de seus discípulos e volta ao Pai. Não se trata, propriamente, de uma despedida. Ele não nos deixa só. Não ficaremos sozinhos. Eis que estarei convosco todos os dias até o fim do mundo (Mt 28,20)
Inaugura-se, agora, um novo modo de sua presença entre nós, como através de seu Santo Espírito, de sua Palavra, dos Sacramentos, sobretudo da Eucaristia, e da vivência do Mandamento do Amor.
Deus, em seu amor providente e misericordioso, de muitos modos, nos ilumina, nos alimenta e nos fortalece na santidade de vida e na missão. Não tenhamos medo. Ele é nosso aliado. É o Emanuel – Deus conosco (Mt 1,22-23)!
Contudo, não podemos ficar olhando para os céus, paralisados e de braços cruzados, esperando tudo acontecer (At 1,11). É preciso viver a vigilância ativa, de quem se coloca no caminho, vive o discipulado missionário e se torna testemunha da fé a serviço da vida e da esperança. Em causa, está o compromisso com a Evangelização e a edificação, permanente, do seu Reino de Vida, Verdade e Salvação.
É o nosso tempo, o tempo da Igreja. Precisamos também “ascender”, em nossa vida, para as coisas de Deus, na vivência de uma fé ardorosa que nos conclama a viver a intimidade com Deus, na vida orante e sacramental; a ir e fazer discípulos (Mt 28,19); a viver, com profetismo, o amor, a partilha e a solidariedade.
Faze isto e viverás (Lc 10,28)!
Pe. Marcelo Moreira Santiago