* Pe Adilson Luiz Umbelino Couto
Hoje, o anúncio pascal ressoa vibrante: “O Senhor ressuscitou! Venceu a morte e vive para sempre! Nasce imortal a humanidade nova! Dá-se a nova criação e o novo Êxodo!” Celebramos essa força amorosa de Deus que, pelo Espírito Santo, faz novas todas as coisas. Com as santas mulheres apresentadas pelos evangelhos, vamos ao túmulo vazio e nos tornamos testemunhas da Ressurreição. Celebramos a Páscoa de Jesus Cristo que se realiza em todas as pessoas e grupos que promovem a dignidade humana, a vida nova e a paz.
Em tempo de vento forte e mar agitado (esta crise da pandemia atual), o Senhor vem ao nosso encontro, e diz: “Sou eu, não tenhais medo”. A esperança venceu o medo! A esperança nos mantém vivos. Não nos permite viver torturados pelo desânimo, absorvidos pela desilusão, derrubados pelas forças da morte. Compreender que a esperança floresce no instante é experimentar o perfume do eterno.
Essa é a notícia mais importante de todos os tempos para a humanidade, e você e eu somos enviados a anunciar: “Cristo ressuscitou!”. Ressuscitando, Jesus venceu o mal e a morte, derrotou o pecado e suas consequências. Ressuscitando, Cristo garantiu vida plena, vida em abundância, vida eterna para todos nós.
O mal e a morte estão presentes no nosso mundo, mas não têm mais a última palavra. O Senhor ressuscitado venceu-os para sempre. Com o Filho de Deus, nós também venceremos o mal que nos cerca. Com Ele passaremos da morte para a vida. Mais uma vez, o anúncio da Ressurreição do Senhor vem tornar mais firme a nossa esperança diante dos desafios e dificuldades que encontramos no nosso dia a dia, pois Ele ressuscitou e está vivo no meio de nós! Jesus Cristo caminha conosco e orienta a nossa história pessoal, familiar e comunitária.
A espiritualiade da Páscoa é muito intensa, pois são muito expressivas as celebrações deste ciclo litúrgico. Cristo ressuscitado é a Luz do Mundo. A Sua palavra ilumina e aquece os corações dos homens e das mulheres de todos os tempos. A Sua graça vem até nós pelo Batismo, que nos fez participar da Sua vida divina e pela Eucaristia, que O torna presente entre nós. Ele é o pão vivo descido do céu. Quem come deste pão não morre, mas viverá eternamente.
A mensagem que deixamos para todos, neste tempo, é o convite para que possamos viver, enchendo nossa alma da luz do Cristo ressuscitado e da alegria pascal que nos trouxe. Avivemos a nossa fé. Abramos os olhos para O reconhecer. E assim dizer: “Meu Senhor e meu Deus”. O Apóstolo João foi ao sepulcro com Pedro para comprovar o que as mulheres diziam. E assim, ele «viu e acreditou». O Senhor apareceu às mulheres naquela manhã de Páscoa, apareceu aos discípulos de Emaús na tarde daquele primeiro dia e apareceu à noite aos apóstolos no Cenáculo.
Ele está no meio de nós: está vivo e ressuscitado. A Páscoa é a festa da alegria. É a vitória de Jesus sobre a morte, sobre o pecado, sobre o mal. Sim. É festa tão grande que a celebramos em todas as eucaristias.
Feliz e Santa Páscoa para todos (as).