10 a 16 de agosto
– Pedir a Deus a graça de sempre se guardar na fé, sobretudo em meio às provações da vida, sendo perseverante no bem e solícito em seus apelos.
– Rezar por sua família e por todas as famílias, nessa Semana Nacional da Família, para que possam viver com amor e fé e cumprir, com frutos, a missão que Deus lhes confia.
– Fortalecer os bons propósitos de viver, a partir da sua família, em gestos concretos, a vida e a missão confiada a você, sendo mais paciente, misericordioso e solícito com as pessoas de sua casa e ajudando, com a palavra, o exemplo e a caridade, as pessoas que Deus coloca na sua vida e que mais precisam.
LEITURA ORANTE DA BÍBLIA, DA PALAVRA DE DEUS
(Ler o texto; meditá-lo; rezar, a partir do texto; e aplicá-lo à vida)
2ª f:Jo 12, 24-26; 3ª f: Mt 18, 1-5.10.12-14; 4ª f: Mt 18, 15-20; 5ª f: Mt 18, 21 – 19,1;6ª f: Mt 19, 3-12; Sáb: Mt 19, 13-15;
Domingo: 1ª Leitura: Apocalipse 11, 19;12, 1.3-6.10; 2ª Leitura: 1Coríntios 15, 20 -27; Salmo: 44(45); Evangelho:Lc 1, 39-56.
NÃO TENHAM MEDO
Nesse domingo, Jesus, após realizar a multiplicação dos pães, enviou seus discípulos para seguirem à frente, atravessando de um lado para outro, o mar de Tiberíades. Era noite e o tempo revolto fazia a embarcação balançar a ponto de naufragarem.
Nesse contexto, Jesus aparece e eles pensam tratar-se de um fantasma. Jesus então lhes diz: Não tenham medo, coragem. Sou eu. Foi quando Pedro pediu e foi ao seu encontro, andando por sobre as águas, mas teve medo, começando a afogar. Jesus o puxou e depois lhe disse: “Porque duvidastes?”. Entrando na barca, a tempestade acalmou e a paz voltou aos apóstolos (Mt 14,22-33).
Na barca da vida, enfrentamos muitas tempestades. O medo se apodera de nós, como agora, com esta pandemia e suas consequências. Não estamos sozinhos, nesta travessia, Jesus vem em socorro a nosso favor. Precisamos vencer os medos e confiar, guardando a fé. Ele nos acalma e também as tempestades de nossa vida.
Façamos esse longo percurso, de uma margem à outra, singrando os mares da vida, mesmo com as tormentas que insistem em nos atingir. Deus está conosco, no leme. Coragem! Não tenham medo!
Pe. Marcelo Moreira Santiago.