24 a 30 de agosto
– Lembrando a sua vocação laical, dada no batismo, agradecer a Deus a sua fé e pedir a ele as graças de viver bem a sua vocação e missão, na família, na Igreja e na sociedade.
– Rezar nas intenções da Igreja e do Papa, em sua missão de evangelizar, de levar a alegria do evangelho ao coração do mundo e à vida das pessoas.
– Na semana Dom Luciano, pedir pela sua beatificação e canonização deste Servo de Deus que tanto bem fez à Igreja no Brasil e em nossa Arquidiocese de Mariana.
LEITURA ORANTE DA BÍBLIA, DA PALAVRA DE DEUS
(Ler o texto; meditá-lo; rezar, a partir do texto; e aplicá-lo à vida)
2ª f:Jo 1, 45 -50; 3ª f: Mt 23, 23-26; 4ª f: Mt 23,27-32; 5ª f: Mt 24, 42 – 51;6ª f: Mt 25, 1-13; Sáb: Mc 6, 17 – 29;
Domingo: 1ª Leitura: Jr 20,7- 9; 2ª Leitura: Rm 12, 1 -2; Salmo: 62(63); Evangelho: Mt 16, 21-47.
PRA VOCÊS QUEM SOU EU?
Jesus lança esta pergunta aos seus discípulos e o faz, hoje, também a nós: Pra você quem sou eu? (Mt 16,13-19). Da resposta, depende toda a nossa vida. Pois, se respondermos como Pedro: Tu és o Messias, o Filho de Deus, isto significa que nossa vida, doravante, será de seguimento a Ele, vivendo o discipulado missionário.
Contudo, não basta dizer da boca para fora, mas, sim, com a palavra e a vida, com o testemunho de uma vida de quem procura trazer os mesmos sentimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, como da compaixão, da misericórdia e da solicitude.
Devemos aprofundar nossa intimidade com Deus, celebrando na vida o encontro com o Senhor pela vida orante e sacramental, pela escuta e vivência da Palavra de Deus e testemunhar esse amor fazendo-nos próximo do outro, no serviço da caridade e na misericórdia de coração.
Quem faz esta experiência de Deus, não se contenta em guardá-la para si, mas se torna testemunha, anunciador da “Boa Nova”; tem a alegria de comunicá-la aos seus irmãos/as, ajudando-os a também celebrar na vida o encontro com o Senhor.
Sejamos missionários/as, onde Deus nos coloca; ardorosos em fazer discípulos missionários, não nos contentando com meias palavras a respeito de Jesus: Mais que um profeta, alguém da parte de Deus, como, ao tempo, o povo assim pensava dele, proclamemos sobre os telhados: Jesus é o Filho de Deus, o Messias, nosso Salvador. A Ele a honra, o poder e a glória para sempre. Amém.
Pe. Marcelo Moreira Santiago.