BEBER DA VERDADEIRA FONTE
Nesse Tempo da Quaresma, exortados a buscar a conversão, renovando os bons propósitos de nossa vida cristã, a Palavra de Deus nos conclama, para a vivência nesta terceira semana, a beber da verdadeira fonte que é Jesus Cristo.
Ao dialogar com a Samaritana junto ao Poço de Sicar, Jesus lhe ajuda a revisar a sua vida e a perceber o dom de Deus ao ponto dela Lhe suplicar: “Senhor, dá-me desta água viva para que sede eu jamais tenha” (Jo 4,15).
O nosso mal e o mal do mundo, é que estamos bebendo em outras fontes e não na verdadeira fonte que sacia a sede humana de realização, benção e felicidade da criatura humana e torna o mundo melhor pra todos.
Deixamo-nos levar pelo apego excessivo aos bens deste mundo, tornando-os fins e meta em nossa vida, sem perceber o quanto são passageiros; vivemos presos a um consumismo sem precedentes, colocando as coisas acima das pessoas; nosso olhar, por vezes, movido pelo individualismo contemporâneo, se volta pra si mesmo, esquecendo-nos dos outros, indiferentes às necessidades de nossos irmãos/as mais pobres e excluídos e às necessidades de cuidado para com a nosso planeta, nossa casa comum.
O que está acontecendo conosco? Diante da indiferença, dos ódios humanos, das várias formas de violência, só há um antídoto: colocarmo-nos, confiantes nas mãos de Deus, ouvir sua Palavra de vida, verdade e salvação; sermos prontos em dizer Sim aos seus apelos, deixando as trevas do erro, do vício e do pecado, para viver sob a luz e a graça de Deus, à luz do seu Espírito.
Viver segundo o espírito do mundo, é buscar a morte, a maldição; viver segundo o espírito de Deus, o Espírito Santo, é escolher a vida e a bênção.
Renovemos este propósito de seguir Jesus, nossa “água viva”, na vivência do discipulado missionário. Ouçamos o conselho do salmista: Hoje não fecheis o vosso coração, mas ouvi a voz do Senhor (Sl 94)!
Pe. Marcelo Moreira Santiago