Temos muito para agradecer a esta dádiva, tão especial, benção divina para todos nós: as nossas mães. Elas nos trouxeram à vida nesse mundo; educaram-nos, com sacrifício, zelo e muito amor; acompanham ou acompanharam nosso crescimento, nossa evolução. Pra vocês, somos sempre ainda pequenos, mesmo crescidos; necessitados de todo cuidado, expressão mais terna de carinho, solicitude e amor.
Sabemos, por experiência, dos sentimentos que as acompanham em seu coração materno: estão felizes, quando nos veem bem; sentem tristeza e dor, quando enfrentamos provações, dificuldades no caminho; quando passamos por algum perrengue.
Mãe é o sinal mais próximo e profundo do amor de Deus por nós, enquanto testemunha do evangelho da vida. É expressão de uma vida toda entregue, de doação, de serviço, de carinho que aconchega e de força que dá coragem para o enfrentamento da vida e da missão.
No colo da mãe, o mundo é embalado. Não foi por acaso que o próprio Filho de Deus quis ter uma mãe para a sua entrada nesse mundo, assumindo, em sua condição divina, no ventre da Virgem Maria, também a natureza humana e ser por ela educado, no Lar de Nazaré.
Nossa homenagem a você, Mãe, mulher valente e guerreira. A você que trabalha em casa e também na Igreja e na sociedade, multiplicando suas horas; a você que, com seu companheiro, leva avante a vida em família; a você que, sozinha, assumiu ser mãe e pai; a você que não “deu a luz”, mas é luz materna pra tanta gente; a você branca, negra, parda… jovem ou idosa, rica ou pobre; a você presença na caminhada dos seus filhos ou, já, de junto de Deus, intercessora; a você de uma beleza sem par, que surpreende sempre, mulher tradutora de carinho, ternura e amor à toda prova. Seu outro nome é amor de Deus para o mundo. Enquanto, no mundo, houver uma mãe, haverá esperança de dias melhores.
Nesse seu dia, queremos dizer: Mãe, obrigado, muito obrigado! No calendário de nosso coração, pode ter a certeza, todos os dias são “Dias das Mães”. Sem você, o mundo é triste, sem cor, sem sabor e a vida, ah, a vida… tudo é mais difícil.
Nesses tempos de corona vírus, nesse seu dia, um abraço bem apertado e um beijo muito gostoso em seu coração. Parabéns e felicidades ! Saúde e paz, com as bênçãos de Deus! Para nós, seus filhos e filhas, vocês são nosso maior patrimônio, nosso maior presente e nossa maior preciosidade. Nós amamos vocês!
Pe. Marcelo Moreira Santiago