6ª SEMANA DA PÁSCOA
– Pedir a Deus, em suas orações, unidas às do mundo todo, a graça da superação, o quanto antes, dessa pandemia do novo corona vírus.
– Dedicar esses dias em tratar melhor, com mais paciência, zelo e amor, as pessoas que fazem parte do seu círculo de convivência, especialmente familiares.
– Ler a Palavra de Deus, a partir da liturgia diária, aplicando-a à sua vida e, se possível, rezar o Terço em todos os dias desta semana.
LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS
(Ler o texto; meditá-lo; rezar, a partir do texto; e aplicá-lo à vida)
2ª f: Jo 15, 26 -16,4a; 3ª f: Jo16, 5-11; 4ª f: Jo 16, 12-15; 5ª f: Jo 16, 16-20;
6ª f: Jo 16, 20 -23a; Sáb: Jo 16, 23b-28; Domingo: 1ª Leitura: Atos 1, 1-11;
2ª Leitura: Ef 1, 17-23; Salmo: 46(47); Evangelho: Mt 28, 16 -20.
NÃO ESTAMOS SÓS!
A liturgia desse domingo que ilumina a nossa semana, nos recorda as palavras de Jesus, nos preparando para as solenidades de sua Ascensão e de Pentecostes, a manifestação solene do Espírito Santo, trazendo-nos um grande consolo espiritual: Ele, cumprida a sua missão, volta ao Pai, mas não nos deixa órfãos (Jo 14,18). Rogará ao Pai que nos conceda o Consolador, o Espírito Santo e, de muitas formas, como em sua Palavra e na Eucaristia, continuará junto a nós.
É, sim, um novo tempo que se inaugura, uma nova forma de presença a nos fortalecer. Eis que estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos (Mt 28,20). Para sempre nossa vida estará sob o influxo do Amor de Deus Uno e Trino. Conduzidos pelo Espírito Santo para seguir Jesus Cristo, nosso Salvador, e, em tudo, fazer a santa vontade de Deus, o Pai.
Vive assim quem observa os seus mandamentos. Torna a sua vida uma resposta permanente ao amor de Deus, primeiro em nossa vida, fazendo-se também servidor nesse mundo, em nome de Jesus, para a vida de todos.
Quem vive assim, não está só. Deus está com ele e ele está com Deus. A Páscoa nos exorta a fazer esta experiência. Faze isto e viverás! (Lc 10,25-37).
Pe. Marcelo Moreira Santiago